quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vem, vamos correr!




Olá, chamo-me João.
Tenho no Acampáki Júnior outro amigo João e uma amiga João também. Provavelmente, tu e eu ainda não nos conhecemos, mas fica sabendo que estou muito contente que tenhas vindo. Aqui encontrarás amigos também. Vimos de vários lugares, de famílias diferentes, de comunidades e ritmos muito distintos. Agora – posso garantir-te! – encontrarás aqui os melhores amigos. E porquê? Porque são amigos do Amigo, como tu. E é por essa razão que todos já somos amigos há muito tempo, embora não nos conheçamos. Ele nos fez amigos!
Descansa, Ele conhece-nos. Sabe quem somos e como somos. Olha para nós e por nós. Com amor. Ele gosta de nós, por isso nos chamou aqui. Ele Caminha connosco, fala connosco, escuta as nossas orações, sabe os nossos medos e anseios. Conhece as nossas alegrias, escuta os nossos desafios, sonhos e tristezas.
Por que temes, se tens um amigo tão bom? Que nunca falha?
Quero agora falar-te do lema que escolhemos para o nosso I Acampáki Júnior: «Correi de modo a que alcanceis a meta». É um pedido dum grande atleta chamado São Paulo. Garanto-te que é um lema muito bem escolhido por nós. Vou dizer-te porquê:
Um: Porque nos anima nada menos que a correr. És convidado ou convidada a correr. A vida cristã, que é disso que São Paulo aqui fala, realiza-se a correr. Não te convidamos a caminhar, passear ou descontrair. Mas a correr! Com intencionalidade, com vontade, com querer. Com garra! Não chega correr por correr, é preciso que seja convictamente, decididamente, como quem corre para casa dum Amigo de quem gosta muito!
Vamos correr como quem tem que dar uma notícia urgente, que ninguém mais possui e que todos esperam! Vamos correr, vamos dizer a notícia: Vamos dizer que temos um Amigo que nos ama!
Vem, vamos correr!
Dois: Sim, convidamos-te a correr. E já percebeste que é mais que caminhar. E mais que um correr de qualquer maneira. Convidamos-te a correr de acordo com um certo modo. Existem, na verdade, muitos modos de correr. Mas não se deve correr de qualquer modo. O modo de correr que te propomos é aquele que não deixa desistir. Convidamos-te a correr, porque é mais belo que sentar-se na berma do caminho, a aplaudir os outros. Vem correr de modo certo. Passe o que passar, suceda o que suceder, pensem o que pensem, vem correr ligeiro, para o alto, para a meta.
Vem correr daquele modo certo! Vem correr ou nadar; montar tendas, cantar e rezar; fazer amigos e sonhar; sorrir, ajudar e colaborar; lavar, arrumar e saltar para a piscina; pensar, desenhar e descobrir tesouros! (Sabes que temos um tesouro escondido, à espera de que o descubras?)
Vem, vamos correr.
Três: Sabes o interior é maior que o exterior. A verdadeira estância de férias para que o Amigo nos convida é maior que o exterior, maior que uma leira ou uma quinta, que um parque ou campo de golfe, maior que…! Sim, é verdade que o exterior é muito belo e nos fala de Deus, do Amigo! Encontramos na natureza que nos rodeia verdadeiros poemas e salmos à presença, beleza e comunhão de Deus; mas, sabes tu, as belas paisagens interiores para onde Ele gosta de retirar-se e descansar? Sabes como tanto gosta de ti, de falar contigo, de passear contigo, de sonhar contigo? Sabes? Sabes tu as belas praias, rios e montanhas que guardas, as aventuras a que Ele te chama para bem dentro de ti?
É por isso que São Paulo nos convida a correr de modo que alcancemos a meta. O modo é esse: aquele que permite alcançar a meta. Sim, não basta correr; mas correr e alcançar a meta. É por isso que uns correm muito e alcançam prontamente, e outros correm poucochinho e alcançam na mesma. O importante é chegar à meta. Não é tão importante que corras muito!
Vamos, então fazer assim:
Se tu és daqueles amigos ou amigas que correm muito, então corre. Mas não corras tanto que nos deixes para trás! Irias sentir-te sozinho, apesar de tanto desfrutares a correr. Corre também um pouco connosco, que gostamos de canções e de flores, de silêncio e de contemplação.
Mas se tu és daqueles que correm devagarinho, que gostam da brisa suave a brincar nos olhos e nos cabelos, então, digo-te: corre, corre connosco. Não pares, nem fiques para trás. Cansa-te um pouco, e caminha mais depressa. É belo colher flores e ouvir os passarinhos, mas é mais belo corrermos todos em equipa!
Bem-vinda, por teres vindo ao Acampáki Júnior! Vamos correr e chegar juntos!
Bem-vindo, por teres vindo ao Acampáki Júnior! Vamos correr e chegar juntos!
Como vês, o importante é que tenhas vindo. Nós te diremos como deves correr e com gosto aprenderemos contigo e correremos juntos.
Vem, vamos correr.
Sabes, gostei de estar contigo este bocadinho: Agora vou pôr as sapatilhas e começar a correr, que são horas. Já estou com ânsias de começar a preparar o II Acampáki Júnior, para nos reencontrarmos no próximo Verão e vermos como temos corrido e crescido - uns aqui e outros além – em conjunto, em equipa.
Entretanto, ver-nos-emos por aí, porque o Carmo Jovem há-de oferecer-te outras oportunidades para nos reencontrarmos e abraçarmos.
Vem, vamos correr.
Obrigado.
Frei João Costa,
Responsável pela Pastoral Juvenil OCD

Sem comentários:

Enviar um comentário