quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Acampáki Júnior, 02. VIII. 2009

Era Domingo e o sol, desta vez, presenteou-nos com a sua presença. A rotina dos dias anteriores ajudou a que as tarefas da manhã acontecessem de forma muito organizada. Pois… é sempre assim, quando estamos a chegar ao fim é quando parece que estamos a começar a entrar no ritmo! (Alguns até já seriam capazes de lavar a louça a todas as refeições e tomar duche todos os dias em três minutos!)
Assim, depois de lavar a carapaça, do pequeno-almoço tomado e de “elevar as nossas gotinhas de oração ao Espírito Santo”, organizámo-nos em grupos para limpar o Estádio Acampáki e prepará-lo para receber as nossas visitas.
Houve ainda tempo (como tinha ficado acordado no dia anterior para serem dispensados para a piscina…) para ensaiar os cânticos da Eucaristia. O Zé a tocar de um lado, o Ricardo do outro e o coro dos acampakids estava preparado para ecoar no Santuário do Acampáki.




Aos poucos (ainda alguns guardavam toalhas espalhadas pelas cordas…) os familiares iam chegando, traziam abraços apertadinhos de saudade e muitos recheios para a mesa que íamos partilhar a seguir. Enquanto aguardávamos a hora da Eucaristia, cantava-se ao som da guitarra e de palmas, os risos e sorrisos rasgavam-se entre todos; disparavam-se as fotos que queriam registar todos os momentos… À chegada do Frei João, uma série de ondas fez-nos mergulhar num mar de diversão: a onda para o frei…a onda para os acampakids… e prós pais…prós irmãos…prás irmãs...prós tios… e por aí fora, ninguém escapou às ondas dos acampakids!
Já tínhamos frade para celebrar a Eucaristia (coitado, que já ia ser a terceira naquela manhã, mas esta era especial…para ele e para nós! Que Deus lhe dê sempre a Sua bênção!). Os familiares foram entrando no Santuário do Acampáki e as aldeias formaram as filas para subir também. Neste momento, o Frei João impôs a cada acampakid o Nobre Prémio de Jovem Carmelita: o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Agora, sim, estávamos preparados para subir ao Santuário! Subimos a cantar!





A Eucaristia foi preparada por todos, por isso tinha muitas gotinhas de nós: o acto penitencial; a acção de graças; o ofertório; as preces. Eram muito espontâneos os pedidos de perdão por não cumprir as regras ou por deitar alguém à piscina (assim esperava o frei); a acção de graças pelos dias vividos; as preces por aqueles que vacilam na fé. Recebemos ainda os prémios da Caça ao Tesouro, hum, medalhas de chocolate!!!! E revelámos o Amigo Invisível: “não tenho a mínima ideia…”!


A hora ia adiantada, tínhamos que terminar porque depois de uns partirem, preparava-se a entrada de outros e, terminada a Eucaristia, descemos para partilhar o almoço. E como o prometido era devido: havia gelatina oferecida pelos acampakids! Mas calma, porque antes, ainda fizemos a visita às aldeias, com um forte acampabraço de cada Monitor e do Frei João! Um abraço que significava a amizade e o desejo de voltar a dá-lo!


Depois do almoço, momento de convívio, em que principalmente os pais iam perguntando como se tinham portado os acampakids (mas era escusado perguntar…portaram-se bem, já se sabia!), escreviam-se as últimas dedicatórias nos guiões e havia mães na cozinha a ajudar, pais a desmontar as mesas para recompor o refeitório, outros ainda a guardar as tendas. Num plis-plás o acampamento estava pronto para os que estavam quase quase a chegar! Bem-haja à ajuda de todos! Assim, realmente pode-se repetir o Acampáki Júnior para o ano!


Falta ainda uma coisa, de repente convocam-se todos os acampakids: Foto de grupo! Foi longa…talvez porque queríamos parar o tempo, para ficar… Mas é assim mesmo, é sentir o sabor e ficar o gostinho, para depois voltar a ter vontade de repetir.
Até porque…continuaremos a caRminhar juntos pelas sendas do Monte Carmelo!







Sem comentários:

Enviar um comentário