segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"No Carmo Jovem sinto-me em casa"





Professora: Vera Pinto
Secretárias: Cristiana Santos, 13 anos; Daniela Simões, 14 anos; Joana Filipa Silva Gonçalves, 14 anos; Aldeia do B. Isidoro Bakanja.


A Vera faz parte do Carmo jovem há cerca de 14 anos. Quando começou, juntava-se a outros jovens que se reuniam com um frade no convento do Menino Jesus de Praga (em Avessadas). Passado algum tempo, começaram a juntar-se a grupos de jovens carmelitas de outras cidades, reunindo-se no Encontro Anual do Carmo jovem, que naquela altura durava 3 dias e normalmente realizava-se num convento (mais tarde começou a chamar-se Horeb).
Falou-nos um pouco do significado da gota que constitui o símbolo do Carmo Jovem, que significa a gotinha dos jovens carmelitas na Igreja e tem inscrito o Monte Carmelo, com referência aos seus fundadores (Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz).
Disse-nos que se considera uma pessoa diferente e melhor e… que descobriu muitos sistemas solares depois de passar por este movimento.
Conheceu muita gente, “gente boa” (Maria João) e “gente fraca” (Frei João).
Teve a oportunidade de visitar vários lugares, ao longo da sua passagem pelo Carmo. Esteve em muitos conventos, até mesmo noutros países. Ao falar destas viagens, comentou que era uma sensação muito boa pois sente que partilha o espírito do Carmo, através da história.
O seu pior momento no Carmo Jovem foi…. Não se lembra de nenhum momento mau. Houve sim momentos bons, que fez questão de partilhar connosco. Falou-nos por exemplo de um encontro em Viana do Castelo, onde foram entregues os escapulários, que referiu como um momento muito marcante e emocionante.
Outros dos momentos bons por que passou, foi um encontro em Segóvia, onde visitou o convento de S. João da Cruz.
Um dos momentos difíceis por que passou foi numa Jornada em Roma, onde a Vera e quem caminhava com ela, carregados de mochilas às costas, caminharam debaixo de 40 graus de sol.
Estando a chegar ao fim da nossa conversa com a Vera, disse-nos que uma das razões para continuar a fazer parte do Carmo Jovem é por considerar um sítio especial, onde se sente muito feliz.
No Carmo Jovem sente-se em casa.



Sem comentários:

Enviar um comentário